quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aprenda a usar o RSS

Um dia destes vi um vÍdeo na Internet que mostrava a forma antiga e a nova de você usar a WEB.

A forma antiga:
- Você separava seus sites preferidos e ia de um em um verificando se existiam novos posts ou notícias de seu interesse. Essa tomava muito tempo, porque nem sempre as atualizações de sites e blogs são tão freqüentes assim.

Bem, e como seria a moderna?
- A moderna é justamente o inverso. Não é você quem procura as notícias. Elas vêm a você. Como seria isso?

Simples. Você se inscreve nos sites ou blogs de sua preferência e opta por receber as atualizações via seu e-mail, ou via RSS.

VIA E-MAIL:
Recebendo pelo e-mail alguns sites mandam a matéria toda e outros apenas uma “chamada da matéria”. É simples e fácil de usar.

VIA RSS
Se optar pelo RSS você precisará se inscrever num LEITOR DE FEED. Se já tem uma conta do google existe o GOOGLE READER que é super intuitivo. (Mais abaixo falaremos a respeito do GOOGLE READER)

Então, como se inscrever para receber os FEEDS?
Basta encontrar o símbolo do RSS no site onde você quer se inscrever. Ele é sempre laranja e pode aparecer de várias formas, vide abaixo algumas:





Ao clicar deverá aparecer uma página que te dá várias opções de leitores (o google reader está entre elas) e te dá também a opção de receber por e-mail (um ícone de envelope). Veja a ilustração abaixo:



Quando clicar em qualquer uma delas vai aparecer uma nova janela onde você vai informar seu e-mail e confirmar suas opções. Seria algo mais ou menos assim:



Pronto está feito. Será aberta nova janela dizendo que você receberá um e-mail para confirmação. Daí é só esperar e ao receber o e-mail clicar no link de confirmação.

Bem, falemos agora do GOOGLE READER.

  1. Abra um e-mail no gmail.com (que é do GOOGLE). Se já tiver um use-o.
  2. Ao entrar no e-mail verá algo parecido com a figura abaixo:


Prontinho. Ao clicar já estará no READER e lendo todos os blogs e sites que você escolheu.

Espero que este artigo tenha ajudado em alguma coisa.
Grande abraço.
claudiafux

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!
Deixe seu comentário.